Páginas

Seguidores

domingo, 17 de janeiro de 2010

Chapeuzinho Vermelho e sua incoerência com o universo infantil

Alude Manoel Serrão quanto à impropriedade do conto de fadas "Chapeuzinho Vermelho", não ser obra de conto ou leitura recomendada às crianças, especialmente quanto ao alto grau de condutas das personagens em várias situações que indicam claramente um tipo penal.

Assim, brilhantemente fundamenta no direito pátrio brasileiro as várias condutas delituosa, desde o abandono de incapazes, à violação de domicílio; alude também aspectos morais e éticos atingidos por dissimulações de condutas e mentiras na relação das personagens entre si.

Farei um comentário de descontração, de humor, um Intervalo nas questões haitianas:
http://brasilpoesias.ning.com/profiles/blogs/chapeuzinho-vermelho-amp-o

Interessante perspectiva. Chico Anísio, em Show gravado ao vivo, nos anos 70, faz uma análise sob esse prisma, lógico, porém, sem as fundamentações jurídicas - brilhantes e oportunas, por sinal. Dizia da irresponsabilidade dos pais; do abandono da avozinha no meio da floresta; de Chapeuzinho sair sozinha. Alude ainda sobre o fato do Lobo-Mau "comer" a Avozinha, deduzindo que o "comer" seria um sentido figurado. E arremata: "E tudo isso se passa numa floresta de mata virgem. Quer dizer, tão querendo insinuar que o vento é "fresco"."

referente a:

"Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau - sob vários aspectos, e, sobretudo, por ser um grande mau exemplo para todos nós que logo aos primeiros passos do entendimento e do ater-se ao mundo, isto é, aos primeiros raios do processo cognitivo e de assimilação escutamos dos nossos pais, seja na escola, nas pracinhas, nas rodinhas de amiguinhos e por ai afora. Em primeiro lugar, ao contrário do que possa parecer, a fábula nada tem de inocente tanto no seu conteúdo como no seu objeto, mormente, no que diz respeito ao enredo e principais personagens envolvidos no mundo da fantasia. De promíscuo a perversão entre uma e outra"
- CHAPEUZINHO VERMELHO & O LOBO MA[L]U [SerrãoManoel] - Brasil Poesias Música Prosa Verso Poemas e Relacionamentos NET (ver no Google Sidewiki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está comentando no blog Sidewiki Conhecer, do Grupo Amor & Poesias Messenger Love & Passion of Lustato Tenterrara web site mantenedor de redes e blogs associados Brasil Poesias Músicas e Relacionamentos, Rede Sidewiki Google. Obrigado pelo seu comentário. O seu comentário será moderado. Caso deseje contactar imediatamente o Owner das redes associadas, utilize o nosso Formulário de Contato. Obrigado. Gracias, Thanks. (Lustato Tenterrara)